quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Que a Paz do Senhor Jesus que excede todo entendimento seja com vocês meus irmãos! Há um tempo atrás recebi um email que narrava a história de dois homens encapuzados que entraram armados e gritando em uma igreja, em pleno domingo pela manhã. Esses homens diziam em alto e bom tom "Quem quiser levar uma bala por Cristo é só permanecer onde está!". De repente todos começaram a correr em um tumulto só, instintivamente, ficando apenas um velhinho perto da primeira fila. Durante um bom tempo eu me imaginei estando nessa situação em minha igreja e me perguntei se eu ficaria, afinal, "eu poderia servir a Cristo muito melhor se estivesse vivo". Talvez, ao ver todos que eu conheço correndo, essa também seria a minha reação, sem pensar duas vezes (até porque em situações como essas não se duas vezes, o corpo já corre sozinho!). Hoje chego à conclusão de que se alguém tiver uma fé agradável a Deus, pelo menos do tamanho de um grão de mostarda, continuaria sentado no banco independente das circunstâncias ao seu redor. Talvez o pensamento "eu poderia servir a Cristo melhor se estivesse vivo" seria até substituído por "eu posso servir a Cristo melhor se ficar, já que, ou se maravilharão por verem as armas não funcionarem, ou por verem que há uma coisa nessa vida pelo qual vale a pena morrer). Peguem suas Bíblias, meus irmãos... vamos estudar juntos.



(Grão de mostarda)


A palavra "fé" é muito usada hoje em dia, mas pouco se sabe sobre o seu significado. Primeiro leremos o capítulo 11 do livro de Hebreus, que é considerado o capítulo TOP da Bíblia q trata sobre fé. O capítulo já começa definindo fé em Hb 11:1 (insisto para ler por sua Bíblia e não pelo monitor).


Hebreus 11
1 Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
2 Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho.
3 Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo se vê não foi feito do que é visível.
4 Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.
5 Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; "e já não foi encontrado, porque Deus o havia arrebatado" pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus.
6 Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
7 Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.
8 Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.
9 Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa.
10 Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus.
11 Pela fé Abraão - e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade - recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa.
12 Assim, daquele homem já sem vitalidade originaram-se descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e tão incontáveis como a areia da praia do mar.
13 Todos estes viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-no de longe e de longe o saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
14 Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria.
15 Se estivessem pensando naquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar
16 Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, e lhes preparou uma cidade.
17 Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho,
18 embora Deus lhe tivesse dito: "Por meio de Isaque a sua descendência será considerada"
19 Abraão levou em conta que Deus pode ressuscitar os mortos e, figuradamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos.
20 Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú com respeito ao futuro deles.
21 Pela fé Jacó, à beira da morte, abençoou cada um dos filhos de José e adorou a Deus, apoiado na extremidade do seu bordão.
22 Pela fé José, no fim da vida, fez menção do êxodo dos israelitas do Egito e deu instruções acerca dos seus próprios ossos.
23 Pela fé Moisés, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes viram que ele não era uma criança comum, e não temeram o decreto do rei.
24 Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó,
25 preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo.
26 Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa.
27 Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível.
28 Pela fé celebrou a Páscoa e fez a aspersão do sangue, para que o destruidor não tocasse nos filhos mais velhos dos israelitas.
29 Pela fé o povo atravessou o mar Vermelho como em terra seca; mas, quando os egípcios tentaram fazê-lo, morreram afogados.
30 Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de serem rodeados durante sete dias.
31 Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes
32 Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas,
33 os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões,
34 apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.
35 Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos. Uns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior;
36 outros enfrentaram zombaria e açoites; outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão,
37 apedrejados, serrados ao meio, postos à prova mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados.
38 O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas.
39 Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido.
40 Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados.


Eu acho esse capítulo simplesmente maravilhoso e sempre que eu sinto minha fé desfalecer eu o leio e me sinto cheio de fé, antes mesmo de terminar. Note a definição de fé em Hb 11:1, que é a certeza de que encontraremos as coisas que estamos esperando (a certeza de que Cristo irá voltar, por exemplo) e a prova das coisas que não podemos ver. Isso nos mostra que a fé é muito mais do que acreditar, é ter por certo. Muitas pessoas acreditam em Deus. Poucas têm essa certeza. Poucas têm em si a certeza de que houve um homem, um ser, chamado Jesus, que realmente viveu aqui na Terra (como eu e você estamos vivos agora, e enxergando através da janela dos nossos olhos); fez muitos milagres, coisas impossíveis aos olhos humanos, morreu em uma cruz, ressuscitou definitivamente (algo nunca acontecido antes) de modo que vivo está, e que é verdadeiramente o filho, o filho do Deus vivo que criou todas as coisas, como o Universo eu e você. Uma grande prova que nem todos têm essa certeza é o fato de que nem todos temem, buscam a esse Deus e procuram conhecê-lo, o que seria inadmissível caso houvesse a certeza de todas essas coisas, pois Deus é maravilhoso demais para ser negligênciado por qualquer um que crê verdadeiramente nEle. É aí que começamos a pensar e a colocar a fé de uma maneira mais concreta.

Note também que em Hb 11:2, diz que os antigos receberam bom testemunho por causa de sua fé (não é à toa que os chamam de heróis da fé). Eu, particularmente, quando leio o que a Bíblia fala sobre José fico doido. Foi vendido como escravo, fugiu da mulher de Potifar (que devia ser muuito bela), e ainda pediu pra levarem os seus ossos quando o povo de Israel saísse do Egito (olha q fé.. até planeja o destino dos ossos). Daniel então... foi lançado com dois amigos em uma fornalha que tava tão quente que até matou os soldados que os lançaram, e pela fé de que Deus os poderia livrar, sairam de lá até sem cheiro de fumaça. Quanto a Davi, eu não vou nem falar nada... porque enfrentar um gigante daqueles sem armadura e sem espada, de modo que até Golias perguntou pra ele se ele ia era bater num cachorro com aqueles paus, não é para qualquer tamanho de fé.

O versículo 6 desse capítulo, também nos ensina algo muito importante. Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Em certa ocasião, passando os canais, procurando alguma coisa de bom para ver na Tv me deparei com uma palestra do físico Marcelo Gleiser (famoso até.. é o carinha do Globo Ciência, lembram? Não? Eita...) e ele dizia mais ou menos assim "Eu não acredito que exista um Deus, muito menos um paraíso. Mas suponhamos que exista um Deus e também um paraíso. Assim eu penso que esse paraíso deve ser um dos lugares mais tediosos do Universo, porque lá não existe tempo, e o que motiva o homem a agir e a viver é o tempo". Na hora eu arregalei os olhos e pensei "não é possível que ele não tá percebendo o grande furo lógico no que ele tá falando". Saquem só, irmãos. Supor que exista um Deus é supor que existe um Deus poderoso, o Deus que criou o Universo, a Terra, eu, você, a Xuxa, o Marcelo Gleiser, as leis da física que o Marcelo Gleiser não entende, o homem e seus prazeres. Ora, pela suposição, Deus deveria conhecer os nossos prazeres melhor do que nós mesmos, pois Ele os criou. Além disso, meu queridos, é necessário observar que o nosso cérebro funciona por comparação. Tudo o que ele incessantemente faz é associar as memórias que já estão lá. Uma pessoa que nunca viu o roxo, por exemplo, nunca vai conseguir imaginar o roxo na cabeça dela se nunca o ver, da mesma forma que um cego de nascença não imagina cores e que nós não conseguimos imaginar outras cores. Eu estou falando isso tudo porque tudo, tudo, sem exceção, que eu, você e o Marcelo Gleiser vimos nessa vida estão imersos no tempo e no espaço. Assim sendo ele não pode afirmar nada sobre a ausência de tempo. Quem sabe essa ausência não é até extremamente prazerosa? É exatamente esse o motivo pelo qual as pessoas não conseguem entender que Deus sempre existiu e sempre existirá eternamente... simplesmente porque tudo o que viram na vida, sem exceção, tem um início e um fim.

Salmos 14
1 Diz o tolo em seu coração: "Deus não existe". Corromperam-se e cometeram atos detestáveis; não há ninguém que faça o bem.



Não sei se todos se lembram da matéria de modelos atômicos do Ensino Médio, mas nela aprendemos que no átomo há um núcleo central positivo (onde estão os prótons) e uma "eletrosfera" ao redor deste, onde se localizam os elétrons. Os elétrons têm "spin", que é uma propriedade que os professores definem comparando com um peão, girando em torno de si mesmo. Conversando esses dias com um amigo meu formado em física ele me ensinou que esse giro do elétron não pode ser comparado ao de um peão, porque ele não gira só anti-horário, mas gira horário e anti-horário ao mesmo tempo! As pessoas não entendem muito isso, e até acham que é impossível, porque tentam comparar isso com alguma coisa que já viram na vida. A questão é que é um fenômeno único: não tem comparação! Da mesma forma, Deus é um ser único e incomparável. Essa é a palavra para acalmar quem (como eu) tentava ou ainda tenta entender como é Deus a todo custo: Incomparável. "Eu sou" e pronto e acabou. Quer saber o que esse Ser incomparável faz? Olhe para suas mãos...olhe para um espelho, ou melhor, olhe no fundo dos seus próprios olhos. Se veja, de verdade, como um ser que existe, o que por si só parecerá sobrenatural. A fé é a prova das coisas que não se vêem. É saber que as coisas foram criadas pelas palavras que saíram da boca de Deus, de modo que o visível foi criado pelo invisível.

Há ainda outros versículos muito interessantes que eu gostaria de compartilhar, sobre a fé.


1 João 5
4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

(Sem fé dá pra vencer o mundo galera? Dá pra ser morto por causa do nome de Jesus algum dia?)


Efésios 6
13 Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.
14 Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça
15 e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.
16 Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.
17 Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.

(Na época em que se lutava usando flechas, as flechas inflamadas - isto é, com fogo - davam um trabalho danado nas guerras, porque incendiavam mesmo. O que acontece com a nossa vida se não tivermos um escudo que apague as flechas que o Maligno manda para nós? Seremos consumidos, terminaríamos em grande ruína)


Romanos 10
17 Conseqüentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.


Tg 2:17
Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.

Hebreus 10
38 Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele"


Mateus 14
29 "Venha", respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus.
30 Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me!"
31 Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: "Homem de pequena fé, por que você duvidou?"


Tiago 1
5 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.
6 Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.
7 Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor,
8 pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.


Provérbios 3
5 Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;


Salmos 125
1 Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre.


Salmos 32
10 Muitas são as dores dos ímpios, mas a bondade do Senhor protege quem nele confia.

Salmos 37
5Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:
6ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente.
7Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal.


Lucas 17
5 Os apóstolos disseram ao Senhor: "Aumenta a nossa fé!"
6 Ele respondeu: "Se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderão dizer a esta amoreira: 'Arranque-se e plante-se no mar', e ela lhes obedecerá.
7 "Qual de vocês que, tendo um servo que esteja arando ou cuidando das ovelhas, lhe dirá, quando ele chegar do campo: 'Venha agora e sente-se para comer'?
8 Ao contrário, não dirá: 'Prepare o meu jantar, apronte-se e sirva-me enquanto como e bebo; depois disso você pode comer e beber'?
9 Será que ele agradecerá ao servo por ter feito o que lhe foi ordenado?
10 Assim também vocês, quando tiverem feito tudo o que lhes for ordenado, devem dizer: 'Somos servos inúteis; apenas cumprimos o nosso dever' ".


Efésios 2
8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;

No amor do Senhor Jesus, Filho do Deus Incomparável, Servo de Jesus Cristo o Rei dos Reis.

Tirado do site O Jovem Cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário