quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A verdadeira luz brilha em mim!

Que a paz do Senhor Jesus esteja com todos vocês! Meus amados, já tentaram imaginar como seria se o sol se apagasse? Tenso demais!!.. Imagine se seu brilho não alcançasse mais a terra.. Se nem a lua, nem as estrelas brilhassem mais.. Já pensou!? O mundo num eterno brêu.. eu hein!? Como a luz é importante para nós.. né!?
Quando Deus, na criação do mundo, disse: "Haja luz" (Gênesis 1:3); Ele, em Sua sabedoria, viu que sua criação tornaria um caos se não houvesse luz, um universo cego. Na perspectiva bíblica, a luz é um símbolo da verdade, do bem, da santidade... é a revelação de Deus na terra, Jesus: a luz do mundo.

João 8
12 Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida".


Acredito que você, que lê este post, já tenha ouvido falar muitas vezes dessa "Luz". E que tenha buscado também deixar brilhar em sua vida.. Mesmo reconhecendo a importância do tema (e, principalmente, da Luz propriamente dita: Jesus), muitas vezes permitimos (me incluo nessa) que as trevas do pecado visitem nossas vidas. Vamos juntos fazer brilhar essa Luz em nós?? Uma música do Crianças Diante do Trono (segue a letra) fala dessa luz, estava ouvindo e pensando: é tão simples... Temos Jesus em nosso coração, temos o Espírito que habita em nós, queremos mais de Deus e ainda assim continuamos ofuscando a Luz em nós...

Me perguntei: Por onde começar?.. Quando criança até a adolescência, eu participava de praticamente todos os cultos, ia todo domingo na EBD, acampamento era comigo mesmo.. Mas eu era um cristão que não entendia o verdadeiro sentido de servir a Deus, apenas o experimentava em frações que logo se acabavam. Existia uma espécie de "vergonha" em ser diferente, e isso, com o tempo, me fez afastar dos caminhos do Senhor.. a palavra de Deus na minha vida não fazia mais efeito, me tornei um cego em meio as trevas. Hoje, posso entender os planos de Deus pra mim, meu prazer maior é servir a esse Deus maravilhoso que me deu a verdadeira liberdade (pois escravo eu era enquanto no mundo, das coisas do mundo), salvação, certeza de vida eterna...

Então, podemos começar pela OBEDIÊNCIA A DEUS.

Gálatas 5
13 Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.


O desejo de Deus é que por meio do amor, possamos testificar o amor dEle por nós. Ele quer que sejamos provas vivas da diferença de vida, da nova criatura que se fez através do sangue de Jesus naquela cruz. "Amarás a teu próximo como a ti mesmo", mas como amar assim? Estranho né!? Tá aí um dos motivos pra deixar nossa luz, ou melhor, que Jesus, a luz do mundo brilhe em nós. Porque se amamos a nós mesmos, servimos a Deus, acreditamos na morte e ressurreição de Cristo, cremos também na vida eterna.. Então, ao amar meu semelhante como a mim mesmo, independente de quem seja, minha vontade passa a ser a mesma para a vida dele: que seja salvo e viva eternamente (concorda??).
Mas como amaremos sem obedecer? E como obedecer sem amar? (Responde aí, você tem a Luz!!!)

João 13
34 "Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.
35 Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros".


O apóstolo João, tanto no evangelho, considerado o livro mais profundo e espiritual da Bíblia (vale a pena ler!), quanto em suas cartas, fala muito do amor em todas as suas formas, por isso é conhecido também como "o apóstolo do amor". Um texto bem conhecido me chamou a atenção com olhos dispostos a entender, captar e colocar em prática na minha vida. Talvez falar sobre "Jesus, a luz do mundo" se limitasse aos evangelhos, mas o que quero compartilhar é o que pude entender do "alerta" que o apóstolo João dá (lendo como se fosse pra mim) em sua primeira carta. O estudo que fiz é baseado em I João 2:8-14 e será dividido em duas partes: a primeira seguindo a linha de raciocínio dos versículos 8 a 11 e a segunda dos versículos restantes.

I João 2
8 No entanto, o que lhes escrevo é um mandamento novo, o qual é verdadeiro nele e em vocês, pois as trevas estão se dissipando e já brilha a verdadeira luz.
9 Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas.
10 Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço.
11 Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram.


- Na segunda parte do versículo 8, a palavra de Deus diz que "já brilha" em nós "a verdadeira luz".. Meus queridos, é o seguinte, se verdadeiramente somos salvos, temos Jesus em nosso coração (certo!?).. então consequentemente, temos a Luz em nós. Mas temos deixado ela brilhar??
Na Bíblia encontramos várias referências ao que vem ser a luz:


* O próprio Deus Pai:

I João 1
5 Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma.


"Deus é luz", uma luz perfeita!

* Jesus Cristo:

João 1
9 Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens.


E como vimos em João 8:12, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo."

* Nós, crentes:

Mateus 5
14 "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
15 E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
16 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.


Efésios 5
8 Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz,
9 pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade;
10 e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.


Precisa mais? Vamo lá.. dar exemplo.. ser luz.. ser diferente e fazer a diferença!!


- No versículo 9 de I João 2, percebemos que devemos ser condizentes no que cremos e no que vivemos, entre nós mesmos e a palavra de Deus.


- No versículo 10, Deus nos mostra que devemos ter consciência da nossa posição. De que lado estamos? Luz ou trevas?


- E, por último, no versículo 11, que ainda devemos ser coerentes.. observando que não existe meio termo, ou estamos na luz, ou estamos nas trevas.


Deus não alivia, nem camufla a separação que há entre luz e trevas, que seremos julgados, todos nós; que existe céu (VIDA eterna) e inferno (sofrimento eterno). Não pense que Deus não se preocupa com o rumo que tomamos, Ele nos ama, Ele sempre nos amou.. não foi atoa que Ele enviou Jesus pra morrer por nós. Entendeu um pouco do amor de Deus? Ele nos amou primeiro, por isso devemos amar também!



Agora partindo para a segunda parte do texto, há algumas convicções que se ainda não temos (ou se não as usamos), devemos ter (e usar).. visando aumentar a cada dia nossa comunhão com Deus e resplandecer Sua luz em nós. O apóstolo João nos exorta, afirmando verdades quanto ao que somos no nome de Jesus.

I João 2
12 Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus.
13 Pais, eu lhes escrevo porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevo porque venceram o Maligno.
14 Filhinhos eu lhes escrevi porque vocês conhecem o Pai. Pais, eu lhes escrevi porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno.



- Primeiro, o perdão dos pecados:

Somos pecadores? Sim, somos.. nascemos assim! Mas Deus conhece nossas fraquezas, Ele nos dá liberdade de sermos sinceros para com Ele por meio da confissão e arrependimento (oração). Mas não pense que é só pecar e pedir perdão.. Não, não (necasdepitibiribas).. Deus conhece o coração e vê a sinceridade, Ele age com justiça. Deus perdoa.. afinal, Ele nos ama! Mas nem por isso faça do pecado uma rotina.

I João 1
7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
8 Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.



- O conhecimento de Deus:

Nas primeiras partes dos versículos 13 e 14, o apóstolo João se refere a "filhinhos" pela sinceridade de uma criança que busca conhecer a Deus e aos "pais" que possuem a tarefa de instruir seus filhos.. quem O conhece, verdadeiramente, nunca irá se afastar (Provérbios 22:6). Esse conhecimento acontece quando somos salvos pela conversão a Cristo, e prosegue na vida em comunhão com Deus.



- A vitória que temos no nome de Jesus sobre satanás:

É na juventude que questionamos a existência de um Deus, é nela que temos curiosidade pelas coisas do mundo, que nossos hormônios quase saltam para fora.. João, faz referência aos jovens, dizendo que somos fortes, pois nós que na nossa juventude temos resistido às tentações do mundo, da carne.. somos vencedores no nome de Jesus e temos a mesma convicção de I João 5:19.

I João 5
19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.



- A força vinda de Deus:

O Jovem Cristão não deve tentar enfrentar o inimigo com suas próprias forças, com armas ou estratégias humanas, mas sim, com a armadura espiritual (Efésios 6).

Efésios 6
10 Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.
11 Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo,
12 pois a nossa luta não é contra seres humanos mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
13 Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.
14 Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça
15 e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.
16 Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.
17 Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.




Como obter força?
Estudando a palavra de Deus, buscando conhecer o Deus o qual servimos, tendo liberdade de estar em Sua presença através da oração, arrependendo e confessando nossas fraquezas e pecados, sem esconder nada. Guardar puro o nosso caminho, nosso caráter, segundo a palavra de Deus. Mais uma dica: Vista sua armadura! =]

Temos tido a convicção de tudo que Deus fez e faz por nós?? Temos sido luz inapagável em meio as trevas?
Podemos refletir a Luz verdadeira, que veio ao mundo para iluminar os homens, sim podemos! Se obedecermos, amarmos e termos as convicções de que somos fortes no nome de Jesus. E, além disso prossegir em conhecer mais e mais os planos de Deus, a Sua palavra, vivermos uma vida voltada a fazer com que a glória de Deus cresça através de nós, instrumentos iluminados. Amém!



Que isso seja nossa realidade cristã, nosso testemunho de vida!

No amor incondicional de Deus,
Mensageiro de Jesus Cristo o Pão da Vida

Tirado do site O Jovem Cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário