quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Você é santificado?

Você é santificado? A santificação é ensinada na Bíblia, tanto no Velho Testamento quanto no Novo. Também é uma doutrina popular de muitos grupos religiosos.

No entanto, a santificação que muitas pessoas religiosas afirmam não é a santificação que é ensinada na Bíblia. Muitas pessoas alegam ser santificadas, alegam receber “santidade instantânea” pela virtude da operação direta do Espírito Santo que, de acordo com suas alegações, remove até a capacidade e vontade de pecar. O Novo Testamento ensina a santificação, mas não ensina nada dessas operações especiais de Deus para santificar as pessoas.

O que é a santificação?

S antificar é separar ou chamar. O termo é usado para referir-se a várias coisas diferentes no Novo Testamento. Comida pode ser santificada (1 Timóteo 4:5). Um homem pode ser santificado para um propósito específico (2 Timóteo 2:21). Até Deus será santificado pelo homem, num sentido (1 Pedro 3:15). Marido e esposa são santificados, num sentido especial, a fim de agradar a Deus. Muitas pessoas, na Bíblia, foram santificadas para Deus.

Como os homens se tornam santificados?

Como os homens e mulheres se tornam santificados? A Bíblia diz que Deus santifica as pessoas: “Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo” (Judas 1). A Bíblia também diz que o Espírito Santo santifica as pessoas: “...Porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade” (2 Tessalonicenses 2:13). Romanos 15:16 diz que os gentios foram santificados pelo Espírito. Assim, Deus e o Espírito santificam homens e mulheres. Mas, como? O Espírito age de maneiras misteriosas e miraculosas mudando todo o caráter e os desejos das pessoas instantaneamente? Não! O Espírito santifica homens e mulheres da mesma forma que converte homens e mulheres e guia homens e mulheres por meio da palavra que entregou. Conseqüentemente, a Bíblia fala sobre a palavra santificar as pessoas. “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17:17). Hebreus 10:10 passa a mesma mensagem. Conforme as pessoas acreditam na mensagem dada pelo Espírito e a obedecem, elas são mudadas e chamadas, ou seja, santificadas. Os homens são lavados, santificados e justificados (1 Coríntios 6:11).

Quem são os santificados?

No Novo Testamento, as pessoas que eram santificadas eram as mesmas que obedeciam o evangelho e se tornaram cristãos. Observe Atos 18:8: “...também muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados”. Estas eram as pessoas que, mais tarde, seriam chamadas de santificados (1 Coríntios 6:11). Como esses eram santificados, foram chamados pelo termo. Eram chamados de santos (1 Coríntios 1:2). Todo o povo de Deus hoje é um povo santificado.

Nem sempre sem pecado

É significante observar que, na Bíblia, as pessoas santificadas nem sempre eram sem pecado. Esses que foram santificados às vezes eram contenciosos (1 Coríntios 1:11). Também foi dito que eram carnais, apesar de serem santificados (1 Coríntios 3:1-6). Pelo menos uma pessoa santificada era culpada de cometer fornicação (1 Coríntios 5:1). Muitos desses santificados profanaram a Ceia do Senhor e agiram com desordem na adoração (1 Coríntios 11:20-30). Faltavam muito para serem perfeitos e sem pecado. É claro que isso é uma das diferenças entre uma pessoa santificada na Bíblia e uma pessoa santificada em alguns grupos religiosos hoje em dia.

Todos os cristãos são santificados

Todos os cristãos devem ser santos e sempre buscar fazer o que é certo. No entanto, todos os cristãos pecam e não chegam à perfeição. “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós” (1 João 1:7-10).

Curtis E. Flatt

Por: Sthefâno Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário