O que é a Ceia?
É a adoração cristã, instituída pelo Senhor Jesus na véspera de Sua morte expiatória. Tornou-se um meio de graça pelo qual somos incentivados a uma fé mais viva e a uma fidelidade maior para com Ele. É um memorial da morte de Cristo no calvário, para redimir os crentes do pecado e da condenação. É um ato de ação de graças pelas bençãos e salvação da parte de Deus, provinientes do sacrificio de Cristo na cruz por nós (Mt. 26:27,28; Mc 14:23; Lc 22:19).
Se eu não tomar tem algum problema?
Sim, você estará dando as costas para a mesa de Cristo, e não dando o real valor para a Sua morte sacrificial e além de rejeitar a comunhão com os demais membros do corpo de Cristo.
A Comemoração
" fazei isto em memoria de Mim" (Lc22:19). Casa vez que um grupo de cristãos se congrega para celebrar a Ceia do Senhor, estão comemorando de um modo especial a morte expiatória de Cristo, que os libertou do pecado.
Porque recordar Sua morte mais que qualquer outro evento de Sua vida?
Porque Sua morte foi o evento culminante do Seu ministério, e porque somos salvos não meramente por sua vida e Seus ensinos, mas por Seu sacrificio expiatório.
A Expiação
As bençãos incluídas na encarnação (Jo 6:33 e 1:14) são concebidas a nós atraves da morte de Cristo: o pão simboliza o corpo de Cristo e todo o sofrimento que ele enfrentou em nosso lugar por amor; o vinho simboliza o sangue de Cristo que foi derramado na cruz e levou á morte para que fossemos sarados (I Pe 3:18)
A Inspiração
Os elementos, especialmente o vinho, nos lembram que através da fé podemos ser participantes da natureza de Cristo. Pela fé, podemos verdadeiramente receber Seu Espirito e sermos reflexo de Seu caráter.
A segurança
"Este cálice é o Novo testamento do Meu sangue" (I Co 11:25)
A Nova Aliança, instituída por Jesus, é um pacto de sangue (Hb 9:14-24); portanto, comprometeu-se (Deus aceitou o Sangue de Cristo), por causa de Cristo, a perdoar e salvar a todos os que vierem a Ele.
A Responsabilidade
Na Ceia do Senhor, toda essa importância anteriormente mencionada só passa a ter significado se chegarmos diante do Senhor com fé genuína, oração sincera e obediência à Palavra de Deus e à Sua vontade.
Quem deve ser admitido ou excluído da mesa do Senhor?
"Examine-se,pois, o homem a sí mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice" (I Co 11:28,29)
Deve haver um determinado exame e discernimento; isto quer dizer que cada um deve discernir espiritualmente o fim sagrado e os desígnos do ato.
As crianças podem participar?
Sim, as crianças não tem discernimento, mas são sinceras. Jesus ou o apostolo Paulo, em momento algum pediu para excluir pessoas da santa ceia. Devemos seguir as doutrinas bíblicas e NÃO DOUTRINAS HUMANAS.
Quem não é batizado e já aceitou a Jesus pode participar?
Sim, não há registro na bíblia que impeça de participar antes de se batizar, alias, esse é mais um dos erros de algumas igrejas, impedir a comunhão com os membros e assentar-se a mesa do Senhor.
Não tem nada a haver santa ceia do Senhor com batismo, para participar da ceia você precisa apenas ter Jesus como seu único salvador, não há relatos na bíblia que devemos se batizar primeiro. DOUTRINAS HUMANAS NÃO DEVEMOS SEGUIR.
Como foi dito, Jesus não excluiu ninguém, quem somos nós para excluir?
Impedir alguém de não participar porque ainda não está batizado, é como dizer que aquele membro irá participar indignamente, isso é errado, aquele que impede o irmão de ceiar, estará participando indignamente, porque está julgando. (I Co 11:27)
Quem pode participar?
Devem participar todos que aceitaram a Jesus como seu único Senhor e Salvador. Não é necessário o batismo para participar (já mencionado anteriormente). A bíblia é clara: "quem CRER e for batizado será salvo..." Aquele que crê que Jesus é o unico salvador está habilitado para ceiar.
Como pode alguém participar indifnamente?
"Portanto, qualquer que comer este pão ou beber este cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor" (I Co 11:27)
Sempre que não discernimos o Corpo de Cristo, julgando que alguma pessoa não possa pertencer a ele, estamos participando indignamente, para nossa própria condenação.
Comer indignamente é participar da mesa do Senhor com um espírito indiferente, egocêntrico e irreverente, sem qualquer intenção ou desejo de abandonar os pecados conhecidos e aceitar o concerto da graça com todas as suas promessas e deveres
Nenhum comentário:
Postar um comentário