Dr. Peter Ruckman
Abram suas Bíblias na segunda epístola aos Coríntios 11:1-3, que diz: “Quisera eu me suportásseis um pouco na minha loucura! Suportai-me, porém, ainda. Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo”.
Gostaria de chamar sua atenção para a parte final do verso 3 que diz: “... e se apartem da simplicidade que há em Cristo”.
Certa vez Bob Jones me falou: “você vai ver, Peter, que poucas pessoas hão de seguir você na forte ênfase que você dá”. Não entendi o que ele quis dizer com isso. Quanto a mim, não estava enfatizando coisa alguma tão fortemente. Ele disse: “algumas vezes, você sabe, é uma boa idéia lembrar-se que as pessoas podem usar um pouco de leite bem como carne, e as pessoas podem sempre usar um pouquinho de leite para alguma coisa”.
Com isso em mente, eu gostaria de transmitir esta mensagem sobre a simplicidade da salvação. O texto diz que Paulo estava preocupado com as mentes das pessoas que estavam sendo afastadas da simplicidade de Cristo e do Seu evangelho. Você sabia que o evangelho é tão simples que a maioria das pessoas jamais será salva? As pessoas gostam de coisas complicadas. A salvação não é complicada. Um famoso pregador disse: “a simplicidade é o traje mais típico do evangelho”. Com isso ele quis dizer que a verdade parece mais bem vestida quando se apresenta de maneira compreensível.
Existe um velho ditado que diz o seguinte: “certo dia a verdade e o erro estavam nadando. Enquanto nadavam, o erro saiu e roubou as roupas da verdade. A verdade ficou nua e desde então assim permanece”. Por causa disso o erro sempre tem aparecido como verdade por estar vestido com as roupas erradas. Contudo, a verdade sempre pode ser identificada porque está despida. Isso quer dizer que a verdade é algo meridiano e fácil de ser captado.
Nossa política de governo, hoje em dia, trabalha desse modo: se algo é difícil, torna-o mais difícil ainda. Se não é muito difícil, então o torna confuso. E se já é muito difícil, torna-o impossível! É esta a nossa política de governo. Vamos tomar como exemplo a mistura de raças e a integração forçadas. É uma situação impossível. Isso é mais difícil e complicado que tudo que já foi visto nesta vida. Jamais vai funcionar, como nunca funcionou. Nada pode ser mais inviável. Um velho provérbio assim dizia, antigamente: “Se não faz sentido, então é porque tem rabo de coelho no meio” . Sempre que se ouve falar de “racionamento ou falta de energia”, e se descobre que o governo está gastando cinco milhões de dólares diariamente em combustível para os ônibus escolares, é porque algo está errado, amigo. Não estou de brincadeira.
Nós, os pregadores, algumas vezes ganhamos a reputação de tornar a salvação tão difícil que a pessoa tem de se tornar maratonista de uma corrida dificílima para alcançar o Calvário. Graças a Deus nunca fui culpado desse tipo de pecado. Torno muito difícil um cristão viver para Deus. Nisso concordo com você. Concordo em que ponho muito obstáculo possível no sentido de testar o seu discipulado. Mas quando se refere à salvação, acho que é tão fácil como trazer de volta lembranças do passado. É isso mesmo.
Deus torna fácil a salvação por causa do Seu amor. Diga-me uma coisa: se você estiver separado de sua esposa (ou esposo) agora mesmo, (como deve ser o caso de alguns) e você a ama, será que iria dificultar bem as coisas no sentido de voltar para ela e acertar tudo? Imagine um homem que ama a esposa dizendo: “Está bem, vou lhe dizer, querida, vamos acertar as coisas, contanto que você prometa fazer isso e aquilo...” Ora, o amor sempre facilita as coisas.
Vocês, mulheres, se estiverem separadas dos maridos que amam, será que vão exigir uma porção de coisas como: “Só volto se você prometer que vai me ajudar a lavar a louça toda noite, que vai consertar o vidro da porta e jamais vai levantar a voz contra mim...” Esta não é a linguagem do amor. Quando você me diz que é difícil ser salvo, respondo que perdeu o juízo. Se alguém o amasse tanto, a ponto de morrer por você, será que isso dificultaria o seu acesso até Ele?
Jesus disse: “...Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento” (Mateus 9:13-c) e “porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19:10). Você já viu alguém procurando uma criança que se perdeu? O jornal publica a história de um garotinho ou garotinha que se perdeu. Então surgem milhares de pessoas para ajudar a localizar a criança perdida. A cidade inteira se envolve. Procuram no matagal, levam cães farejadores, mobilizam o departamento policial e a patrulha rodoviária e se esfalfam até encontrar a criança. Isso é o que sempre acontece. Agora imagine um pecador perdido que está indo para o inferno. O Senhor veio para buscar e salvar o que se havia perdido. Será que Ele vai dificultar-lhe as coisas? Será que veio dificultar-lhe a volta? As pessoas nunca usam a cabeça. Acho que muitos problemas com as pessoas salvas provêm de sua justiça própria. Depois de terem sido salvas, olham para trás e dizem: “Quem sabe eu deveria ter feito algo para consegui-lo?”
Se você ainda não é salvo, vou lhe dizer o que fazer para chegar ao inferno. NADA! Vou lhe dizer o que fazer para chegar ao céu. Aceite o que Deus fez por você. Ai você diz: “mas não é tão simples!” Pois vou lhe dizer qual é o seu problema. Você quer dar uma mãozinha no assunto. Quando conseguir, então poderá erguer-se e dizer: “Sou um homem de valor. Pago minhas dívidas e carrego meu próprio fardo. Sempre levei as minhas cargas. Eu... eu... eu...” Esse é o seu problema, amigo. É por isso que muito mais mulheres do que homens são salvas. Muito mais mulheres têm capacidade de se submeter a Cristo. Um homem se ergue e diz: “Bem, agora, eu...” Aí é que acontece a queda, amigo.
Veja, é fácil! E por que é fácil? Por causa da amor. Bem que eu gostaria de amar as almas mais do que eu amo. Você sabe por que Jack Hyles ganha uma porção de almas para o Senhor? Qualquer que seja o seu modo de agir, esse companheiro tem uma genuína compaixão pelos indivíduos. Ele tem, realmente. Quaisquer que sejam os problemas que ele possa ter, não será esse o impedimento. Certa vez uma das garotinhas do ônibus da igreja veio até Hyles, usando um tênis e uma roupa velha e suja, despenteada (provavelmente tinha uma mãe que não podia cuidar de um cachorro e muito menos de uma criança) e disse: “Bem, estamos saindo”. Ele disse: “Já?” Ela disse: “Bem, já estamos indo embora. Temos de andar”. Ele respondeu: “Bem, lamento muito, querida”. Ela disse: “Bem, estamos indo embora e não mais voltaremos”. Hyles respondeu: “sem dúvida, eu lamento, mas nada posso fazer a respeito”. Ela prosseguiu: “Ora, o senhor não entende. Estamos indo embora e não mais voltaremos aqui”. Ele disse: “ora, já escutei, querida”. Ela declarou: “ora, você não entende. Você é o meu melhor amigo e não mais irei vê-lo novamente”. Ele replicou: “Lamento muito”. Ela indagou: “E não vai chorar?” Ele chorou.
Vocês viram? Escutem, se o Senhor soubesse que você O está abandonando e jamais o verá novamente e que vai cair num lago de fogo para jamais ser feliz e ali permanecer em eterno tormento; se Ele não quisesse que isso acontecesse e desse a Sua vida a fim de livrá-lo de ir para lá, o que você acha então que Ele iria fazer para salvá-lo? O Senhor sabia que se você fosse para o inferno, onde iria queimar para sempre e não poderia ser salvo. Mesmo que você fizesse o possível não poderia ser salvo. Por que, então, você imagina que Ele iria dificultar a sua salvação? É fácil!
Imagine um sujeito se afogando num lago. Ele geme: “Socorro! Estou me afogando!”
Eu vou até lá e digo: “você crê no nascimento virginal?
Ele responde: glub, glub...
Aí eu pergunto: “você crê na crucificação e na ressurreição corporal?”
Ele responde: glub... glub... glub...
“Você crê na vinda e no arrebatamento pré- tribulacional?”
Glub...glub...
“Você crê numa igreja santa, apostólica e que Jesus sofreu pelos seus pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia e está sentado à destra do...?”
Glub... glub...glub... glub...
Ele vai afundando! Ora, ninguém precisa conhecer toda a Bíblia para ser salvo.
Certa vez falei para um sujeito que havia estudado a Bíblia por 22 anos. Indaguei-lhe: “para que?”.
Ele respondeu: “conheço a verdade e a verdade me libertará”.
Indaguei-lhe: “você é salvo?”
Ele respondeu: “espero que sim”.
Indaguei: “como se é salvo?”
Respondeu: “a gente precisa arrepender-se, confessar, crer e ser butizado”.
Indaguei: “você se arrependeu?”
- Sim.
- Você confessou?
- Sim.
- Você creu?
- Sim.
- Você foi “butizado”?
- Sim.
- Você é salvo?
- Acho que sim.
Coitado! Esse homem havia estudado a Bíblia durante 22 anos para conseguir algo que Deus já lhe havia oferecido de graça! Se você estudar a Bíblia durante 22 anos ela não vai salvá-lo.
Há pessoas que vão para o inferno porque não podem descobrir quem não era Melquisedeque. Certo, irmão. Imagine um sujeito andando por aí, tentando ganhar almas para Cristo. Ele se senta diante de você e lhe ensina Mateus 24. Que lugar para começar! Fui salvo há mais de 30 anos, posso ler Mateus 24 em grego e não consigo entendê-lo completamente. Será que você vai evitar que alguém entre no céu por causa de Mateus 24? Deus tornou tudo fácil. Sabe qual é o problema? Os homens complicam tudo. Eles torcem o evangelho. Eles o tornam o mais difícil possível.
Tenho aqui algumas anotações feitas durante anos para ilustrar como os homens complicam as coisas. Aqui está uma boa. “Ele não possuía folículos no ápice cutâneo de sua estrutura craniana anterior até à sutura sagital e à sutura posterior labial, onde os ditos folículos germinam habitualmente”. Você vai ao médico e paga-lhe uma boa soma para que ele traduza isto. Sabe o que ele diria? “Ele não tinha cabelo algum na testa”. Como você vê, ninguém irá pagar U$50 para ouvir um sujeito falar apenas isto.
Aqui vai outro exemplo: “Sem levar em conta a pigmentação sob iluminação normal, os felinos de toda espécie têm sido observados como sendo acromáticos quando a atmosfera vai se desenvolvendo em tenebrosidade”. Tradução: “À noite, todos os gatos são pardos”.
Se eu tivesse tempo e enxergasse melhor, sabe o que eu iria fazer? Voltaria à escola para rescrever todos os livros textos dos colégios. Quero dizer, todos. Os de física, geometria, geologia, astronomia, medicina, todos, todos! Não haveria mais neles as palavras epiderme, derme e endonderme: eu as mudaria para pele superior, pele do meio e pele interior. Deixaria todos os médicos do país fora do negócio.
Recentemente, num certo ajuntamento de grandes intelectuais e gênios, alguém resolveu, de gozação, levar um ator para fazer um discurso preparado, recheado com uma porção de palavras difíceis. Ele fez o discurso, e, aos ouvintes, foi indagado o que acharam do mesmo. Todos os Ph.Ds e os doutores disseram que fora grande! Tudo que o ator havia feito fora ler durante 25 minutos uma porção de palavras ininteligíveis! Ele falou algo assim: “Devemos utilizar os critérios de valor na classificação de uma sexualidade, onde a proliferação da mentalidade simplista seja contemporaneamente razoável com uma possível eventualidade. A totalidade não deve ser ela mesma em todas as formas, mas o estado profundo, personalizado em profundidade da total significação que se dá ao envolvimento da comunidade e a expressar relações de conteúdo significativo, onde o verdadeiro engajamento seja um foco sobre a utilidade de realizar o feedback com uma perspectiva própria dessa área do diálogo e dar o conteúdo definido da estrutura institucionalizada, onde o verdadeiro impulso da validação da totalidade dinâmica ofereça valores éticos à afirmação religiosa do que é verificável, onde a concepcionalização de eficácia não esteja em orientação isolada para desenvolver uma mentalidade sectária...”
Pelas barbas do seu avô! Você entendeu alguma coisa? Isso é gente querendo dificultar as coisas ao máximo possível.
Escute! Você é um pecador. Entendeu? Você vai morrer. Entendeu? Você vai sofrer um julgamento. Entendeu? E não está preparado para enfrentá-lo. Entendeu? O Senhor diz: “Vou tomar o seu lugar e fazê-lo vencer”. Entendeu?
Copiei um pregador na cidade de Panama, Flórida, pregando Daniel. Ele disse: “É pertinente escrutinar minuciosamente a história secular e mergulhar na atração magnética do aspecto triplo...” (Você ouve essas palavras monumentais e diz: “grande, grande sujeito”... você até poderia estar falando em língua por todo o bem que isto está fazendo”)... o aspecto triplo do reino profético para integrar os livros apocalípticos em perfeita harmonia. A insidiosa sugestão de que questões possam colocar em jogo a veracidade e aprovação de Daniel...”
Você pergunta: “O que foi que ele falou? Ele não falou coisa com coisa, neste mundo!
Os homens gostam de complicar as coisas. Por que será? Em primeiro lugar, os homens complicam a salvação porque desejam sentir alguma coisa. Existem sulistas que jamais serão salvos até que vejam uma bola de fogo atravessar o quarto deles.
Ouviram sua bisavó dizer: “Na noite em que fui salva, vi o Senhor de pé ao lado de minha cama e uma luz resplandeceu no quarto. Uma bola de fogo atravessou o quarto e saiu pela janela”. Desse modo, um sujeito espera 50 anos para ver uma bola de fogo atravessar o quarto dele. Poderia ser uma ave marinha voando através de seu quarto com um flash luminoso na boca!
Ouvi um sujeito falar certa vez: “Deixe-me contar-lhe, bendito seja Deus, quando o Espírito Santo toma conta de você, Ele faz o seu cabelo ficar todo eriçado”.
Pensei: “E se o sujeito fosse calvo?” Quero dizer que ficaria esperando o resto de sua vida que o seu pelo eriçasse.
Não é absurdo, homem? As pessoas ficam esperando por uma sensação e um grito. Conheço pessoas não salvas que esperam sentir-se santas. Acham que logo antes de ser salvas elas conseguirão repentinamente uma espécie de languidez, sentimento caramelado e logo são imersas em pietismo e saem pela porta como um anjo. Ninguém espera que você se sinta um santo. Supõe-se que você se sinta como o diabo antes de ser salvo. Quando o Espírito Santo vem a uma pessoa e a convence do seu pecado, Ele não vem para que ela se sinta uma santa. Ele vem para fazê-la sentir-se pecadora.
Vou lhe dar outra razão para os homens tornarem a salvação complicada. Eles se baseiam em seu próprio modelo. Eles possuem alguns modelos que imaginam que Deus está obrigado a seguir. Eles prefiguram tudo. Dizem: “bem, agora que estou salvo, tem de ser na igreja fundada por Cristo”. Aí tentam encontrar a igreja fundada por Cristo.
“Já que estou salvo, devo ficar junto ao pessoal de minha própria turma”. Tem que haver uma pequena elite aí. Tem que haver alguma cultura envolvida.
Ouvi um sujeito dizer: “Eu preferiria ir para o inferno do que de ser salvo numa missão de resgate”. Então, ele provavelmente irá para o inferno porque o Senhor o ouviu dizer isto. Você não é obrigado a ser salvo numa missão de resgate, mas garanto-lhe que se você espera ser salvo onde houver um órgão de cinqüenta pés de altura e cantores de ópera contratados no coro, com janelas de vidro estanhados, as chances serão que o Senhor não venha a mexer com você de modo algum. Garanto-lhe que é fácil ser salvo. O grande problema é você não descobrir que está perdido. Não adianta jogar, pela terceira vez, uma balsa para um homem que está se afogando, enquanto ele não perceber que está se afogando!
Vou lhe dar outra razão para os homens complicarem a salvação. Eles argumentam sobre a Escritura – fuçando o tempo inteiro. Falei para pessoas não salvas, que citavam Atos 2:38; Mateus 16:18 e Hebreus 6 e 10. Falei para pessoas não salvas que argumentavam sobre a segurança eterna.
O que deveria então um não salvo saber a respeito da segurança eterna? Ele nem sequer possuía uma segurança temporária. O que poderia ser mais engraçado do que uma turma de não salvos sentar-se para discutir se pode ou não perder a salvação, se ainda nem a conseguiu? Se nem a possui! Quando se é salvo não precisa argüir na Escritura.
Deve haver algumas coisas para se argumentar na Escritura – alguns pontos importantes, depois de se estar salvo – mas não há argumento sobre como se é salvo. Só existe um meio de ser salvo.
Ó Sagrada cabeça, agora ferida, de tristeza e vergonha caída.
Agora desdenhosamente rodeada de espinho,
tua coroa única!
Como estás pálida de angústia, com amargo abuso e zombaria!
Como está lânguida a visão daquela que antes brilhava como a matutina
o que Tu, meu Senhor, tens sofrido!
E tudo por amor aos pecadores!
Foi minha, minha a transgressão, porém tua a dor mortal.
Ora, aqui me ajoelho, meu Salvador!
Sou eu que mereço o Teu lugar.
Contempla-me com teu favor.
Derrama sobre mim a tua graça.
Que linguagem poderia eu conseguir
para poder Te agradecer, meu mais caro Amigo,
para esta tua tristeza mortal,
para a tua pena interminável?
Ó faze-me teu para sempre.
E que eu possa morrer, Senhor,
mas não me deixes nunca, nunca abandonar o meu amor por Ti!
Se você é salvo, então sabe que a única maneira de chegar ao céu é pelo sangue da reparação vicária de Jesus Cristo. Se não sabe disto é porque está perdido. Agora vá argumentar. Continue a lutar! Diga: “o batismo, os sacramentos, a Igreja resolvem...” Continue a argumentar sobre isso. Se você é salvo, sabe que a transação que colocou sobre Jesus Cristo os seus pecados foi feita por Deus e você não teve qualquer participação nela. As pessoas gostam de argumentar sobre a Escritura.
Um sujeito veio à cidade certa vez e viu duas igrejas, uma em frente da outra. Então ele falou para outro homem: “essas duas igrejas parecem ter sido construídas pela mesma pessoa”.
Então o homem respondeu: “eram as mesmas pessoas, mas se desavieram”. O primeiro sujeito perguntou: “qual foi a desavença?” Ele respondeu: “o pessoal do lado de cá diz que a filha de Faraó encontrou Moisés na ribanceira do rio e o pessoal de lá afirma que ela apenas disse tê-lo encontrado”.
Você não imaginava que as pessoas pudessem se desentender por coisas desse tipo, mas você tem divisões maiores do que esta em sua cidade, e por muito menos que isso. Onde a igreja começou? Quem se importa? Você está nela? Pergunte: onde está a igreja que Cristo fundou? Tenho uma pergunta melhor – você conhece o fundador? A Bíblia diz “...quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou” (Hebreus 3:3-c).
Como Deus torna as coisas fáceis? Vou lhe dar três exemplos. Vou lhe mostrar como é fácil ser salvo.
Número Um:
Ser salvo é tão fácil como tomar um gole d’água. Está com sede? Pegue o copo, entorne-o em sua boca e engula a água. Sabe o que a Bíblia diz? “... quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida” (Apocalipse 22:17-c). O que ele diz? DE GRAÇA! Então por que alguém tenta dizer-lhe que você tem de fazer algo? Ela diz de graça. Você não precisa subir até a fonte e encontrar uma placa dizendo:
“Coloque 35 centavos no vão”.
Certa vez, eu estava em Bay Minette, Alabama, tratando com um sujeito não salvo. Finalmente eu lhe disse: “Por que não se salva?” Ele respondeu: “acho que você não entendeu”.
Eu disse: “estou com muita sede. Pode dar-me um copo d’água?” “Claro” – ele disse. Quando voltou da cozinha, agradeci-lhe, bebi a água e coloquei o copo sobre a mesa.
- Indaguei: “você me deu um copo de água?
- Sim!
- Eu a bebi?
- Sim.
- Paguei por ela?
- Não!
- Como consegui essa água?
- Você me pediu e bebeu!
- Pois é assim que se consegue a salvação. É só pedir para recebê-la.
Número Dois:
Obter a salvação é tão fácil como ganhar um presente. Quando chega o Natal você vem e coloca uma pilha de presentes sob a árvore. Depois vai até essa pilha de presentes e vai lendo as etiquetas que dizem: “Feliz Natal de fulano para sicrano”. Você apanha o presente e abre, porque é seu. Viu? Você não paga por esse presente que recebe. Se o fizesse iria ferir quem o presenteou, pois não se trata de uma transação de troca. Será que você já conheceu alguém com quem Deus tenha negociado a salvação, trocando-a por alguma coisa? Eu, nunca!
Um velho fazendeiro me deu um relógio, certa vez, no Natal. Era um grande relógio de engenheiro. Ele disse: “Acho que todo pregador deveria saber a hora de calar a boca” , e deu uma risada.
Ele achou que era uma boa piada. O caso é que se tratava de um bêbado não salvo. Apanhei o relógio e falei: “Obrigado. Gosto dele. E se eu não aceitar o relógio e quiser devolvê-lo?
Ele respondeu: “bem, bem...”
Prossegui: “Vou levá-lo. Sei que é um presente de Natal. Mas aposto que você ficaria aborrecido se eu o devolvesse”.
Ele disse: “não, eu não ficaria furioso”. Ele estava todo vermelho.
Eu disse: “Agora vou recebê-lo, mas você pode imaginar como Deus se sente quando você recusa o presente Dele, que é a vida eterna através de Jesus Cristo, nosso Senhor?”
Ele ficou andando e saiu pela porta. Mais tarde eu soube que ele foi salvo. Espero que tenha sido. Se ele foi salvo, você imagina como foi? Simplesmente porque aceitou um presente.
Número Três:
Obter a salvação é tão fácil como sacar no banco o dinheiro que alguém o tenha depositado lá para você. Se você tem problemas em pagar os seus impostos e um amigo seu vai até o banco e deposita um cheque em seu nome e diz: “vou depositar esse dinheiro na conta de fulano e ele virá sacá-lo”. Tudo o que você tem a fazer é ir ao banco e sacar o dinheiro. As pessoas são estranhas, não?
Se eu devesse a alguém 15 mil dólares e um amigo meu colocasse esse valor em minha conta e dissesse: “estou lhe dando isto porque amo você e nada vou exigir em troca”. Você acha que eu iria até ele para declarar que não aceitaria esta caridade? Só se eu fosse um grande tolo. Se um homem o amasse a ponto de fazer isso, sem nada exigir em troca, você seria um tolo orgulhoso se não o aceitasse.
Pois é esse o problema com as pessoas.
Digamos que eu tivesse um débito que não pudesse saldar e que fosse ao banco e dissesse: “vim aqui apenas para dizer que lamento ter-lhes tomado dinheiro emprestado”.
Eles diriam: “Nós também. E quando você pretende pagar?”
Eu diria: “Vim aqui para prometer-lhes que nunca mais vou pedir sequer um níquel emprestado a vocês”.
Eles diriam: “Esta é a melhor notícia que já ouvimos em muitos anos. Mas... e os 500 dólares que você já tomou emprestado?”
-“Bem, eu prometo que não mais vou pedir empréstimo”.
- “Bem, mas... e os 500 dólares?”
- “Ora eu juro por Deus que nunca mais vou pedir um centavo a vocês. Nunca mais vou dar preocupação a vocês”.
- Ótimo. E os 500 dólares?
Você sabe como as pessoas agem? Elas se ajoelham e oram: “Ó, Deus, nunca mais vou fazer isso novamente. Vou me endireitar. Vou andar na linha. Lamento muito”.
E o passado como é que fica? E as últimas 50 vezes em que você veio e levou 500 dólares e não pagou? Você tem uma lista de pecados, desde que nasceu. Quem vai pagar por eles? Alguém tem de fazer isso... você ou outra pessoa.
Imagine eu ir ao banco e ouvir o gerente dizer: “Olhe! Você deve uma grande soma aqui. Você fez uma porção de bobagens, aqui, ali e acolá. Fez bobagens nas Filipinas, no Havaí, no Japão, em Oklahoma, no Texas, em Ohio, em Alabama e na Flórida. O que vai fazer a respeito delas?” Respondo: “Estou falido. Não posso fazer coisa alguma”.
O gerente do banco me olha e diz: “Bem, você tem sorte por ter um amigo”. Eu pergunto: “amigo, que amigo?” então ele declara: “Alguém chamado Jesus Cristo veio até aqui por um instante, liquidou tudo e disse que você só precisava vir e apanhar os recibos de quitação”.
Então eu diria: “Eu vou”.
Essa é a diferença entre a maneira como alguns de nós manejamos as coisas e a maneira com que alguns as manuseiam. Por exemplo, você ouve isso e diz: “Bem, sei de um homem que sacou o recibo e continua fumando. Sei de um diácono que disse que havia apanhado o recibo e...” Ora você não está interessado em si mesmo... por que não pega o recibo? É tão fácil! Paulo disse que temia que os seus leitores se apartassem da simplicidade que há em Cristo. E o que seria mais simples do que ir apanhar o que Alguém lhe deu?
Número Quatro:
Obter a salvação é tão fácil como aceitar um convite (ou uma proposta, senhoras). O sujeito pergunta: “Quer casar comigo?”
A moça responde: “Sim” ou “pode ser”, ou “não”. Se ela respondeu “pode ser”, equivaleu a “não” e o sujeito ficou decepcionado.
Imagine alguém dizendo a uma jovem: “Deixe-me ouvir aquelas três palavrinhas que me deixarão flutuando no ar”. E a moça responde: “Vá se enforcar”.
Soube de um caso de um homem que propôs casamento a uma jovem, cujo pai possuía 4 milhões de dólares.
Ele perguntou-lhe: “Quer casar comigo?”
Ela respondeu: “Não”.
“Eu sabia que você não ia querer”, ele falou.
Ela replicou: “Então por que me perguntou?”
Ele explicou: “Eu só queria saber como a gente se sente ao perder 4 milhões de dólares”.
Suponhamos que eu receba um convite que diz: “Você está convidado para ir ao Palácio de Buckingham em tal noite para jantar com os chefes de Estado de todos os países da Europa. Por favor, avise se aceita ou não”.
O que aconteceria, se eu respondesse: “Lamento, Liz, mas vou pescar esta noite”. Não seria um absurdo? Mas veja! O Rei da glória diz: “Tenho um banquete no céu preparado para você. É uma festa de casamento. Venha, está tudo pronto. Já preparei a mesa. Tudo já está posto. Reservei o seu lugar. Quer vir?”
Aí você responde:
“Lamento, Jesus Cristo, acho que outro sujeito é que deveria ir”.
Pois é isso que tem acontecido. Você deveria simplesmente aceitar esse convite, dizendo: “Sim, Senhor, estarei lá, com muito prazer, se o Senhor quiser”.
O Senhor disse: “...não quero que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pedro 3:9-c).
Então o Senhor me levará para lá.
Jack Hyles conta que quando tinha uma pequena igreja no Texas, há muitos anos atrás, havia um homem chamado Carmen Hatsfield. Carmen e outro homem chamado Cortez estavam trabalhando para a igreja uma tarde, cerca de 4 horas, ambos usando sobretudos. Carmen disse que havia sido convidado para pregar, mas não tinha pessoa alguma a quem pregar. Então Cortez lhe disse: “Então venha pregar para mim!”
Em seguida entraram ambos na velha igrejinha campestre, lá pelas 4:30 horas da tarde de um sábado. Cortez sentou-se lá atrás e Carmen foi lá para a frente e começou a pregar. Cada vez que Carmen dissesse uma verdade, Cortez responderia: Amém!
Carmen diria: “você vai para o inferno!!”
Cortez responderia: “Amém!”
Carmen gritaria:
“Você precisa vir à frente e ser salvo!”
Cortez responderia: “Amém!”
Só estavam aqueles dois no edifício.
Dali a pouco um jovem estudante da escola secundária, que voltava para casa, de um treino de futebol, escutou o que estava acontecendo na igreja. Aproximou-se, olhou pela porta e viu Carmen pregando para Cortez. O jovem entrou, sentou-se lá atrás e ficou ouvindo a pregação. Quando Carmen fez um convite, o jovem foi à frente e foi salvo. As pessoas dizem: “Bem, nada podia ser mais simples”. Sim, é simples assim!
Número Cinco
Obter a salvação é tão simples como tomar um banho de chuveiro. O Senhor pergunta: “Queres ficar limpo?”
O leproso responde: “Quero”
O Senhor diz: “Então sê limpo”.
Quem não deseja um bom chuveiro quando está calor, empoeirado e cansado? Eu soube o que é apreciar um bom chuveiro frio em OCS, em CMTC. Depois de estar fora, naqueles confins de sujeira na Geórgia, você tem de se esfregar com um bom escovão e um sabonete gigante. Quando você cai debaixo de um bom chuveiro frio e toma um copo de água gelada, é bom demais!
Uma das coisas mais engraçadas que já presenciei na vida foi nos quaradores de Fort Benning, Geórgia. Aconteceu lá pelos 10 dias de julho, quando fazia calor.
Dizem que fazia tanto calor, que um cachorro ia caçando um gato, mas ambos estavam apenas andando. Até parece que você está parado sob um quarador para ficar mais claro sob a luz do sol. Vi a carta que uma mãe escreveu para o filho... Ela dizia: “Querido filho, por favor não se exponha tanto ao calor... (ela estava tentando proteger o filho em OCS). E se você sentir muito calor, não tome gelado de modo algum”. Vocês precisavam ver esse “filho” quando voltou para casa. Ele trazia um cantil cheio de gelo, um copo de coca-cola boiando no sorvete e sorvendo tudo aquilo com a maior avidez.
Sabem porque alguns de vocês não são salvos? Porque não é complicado. Porque não estão com sede e nem desejam ficar limpos. E tudo que precisam fazer é ir até o chuveiro e abrir a torneira.
Vi Deus lavar o mundo na noite passada com os seus doces chuveiros lá do alto.
Então, quando chegou a manhã eu O vi fechá-los para secar.
Ele lavou cada tenra folha de grama e cada árvore balouçante.
Ele jogou os seus chuveiros sobre os montes e varreu o mar cheio de espuma.
A rosa branca ficou mais branca ainda, e a vermelha mais vermelha.
Em seguida Deus lavou todas as flores fragrantes e as mandou dormir.
Não há um só pássaro, uma só abelha que use agora as asas para voar.
Mas os pássaros e as abelhas estão mais limpos que ontem.
Vi Deus lavar o mundo, na noite passada.
Ah! Se Ele quisesse me lavar, também.
E me deixasse limpo de meus pecados como o fez com aquela árvore branca!
Quer tomar um banho? É grátis. É tão fácil como tomar uma chuveirada. Alguns de vocês, pessoal, estão cheios de pecado e são como o garoto nos desenhos de Peanuts – Pigpen.
Número Seis
Obter a salvação é tão simples como deixar alguém esperando à porta. Estou doente e cansado de pregadores falando: “Bem, é o batismo. São as línguas... É viver a salvação. É ter fé. É realizar...”
Você sabe a que realmente se assemelha? É com isto: “Entre!” !
“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Apocalipse 3:20).
Ouvi o Senhor batendo à porta e perguntei:
“Quem está aí?”
Jesus Cristo disse: “Sou eu!”
Eu perguntei: “O que o Senhor deseja?”
Ele disse: “Quero entrar”.
Eu respondi: “A porta está aberta. Entre”.
Aí você fala: “Ora, não acredito nisso. Não pode ser assim tão fácil!”
Você tem o problema da descrença, não tem? Você ouve uma batida na porta. Olha pelo olho mágico. Alguém está de pé do lado de fora. Ele tem cicatrizes nas mãos e nos pés e uma ferida no lado. Do Seu rosto escorre suor e sangue e sua cabeça está inclinada. Lágrimas escorrem pela face dele quando você diz:
Quem é e o que deseja.
Ele responde: “Sou eu, Jesus Cristo. Fiz isso por você porque o amava. Posso entrar agora?”
Aí você diz: “Bem, acho que preciso antes me arrepender, confessar, crer e ser batizado...”
Cale a boca! A salvação é fácil. Quando você a torna difícil, está blasfemando contra Deus. Quando alguém frisar que você precisa se esforçar muito para se salvar, quem é você para fazer suas pequenas exigências sobre o que tem a fazer? Todo o esforço já foi feito.
Soube de um caso, anos atrás, a respeito de uma senhora que aguardava uma operação para o seu filho que havia ficado cego.
Ele queria que um grande médico vienense fizesse essa operação. Ele era o único do mundo capaz de fazer essa operação, mas muitos meses deveriam ser esperados, visto como ele tinha muitas operações agendadas, até que ele pudesse estar em Chicago em tempo integral. A mãe esperou que fosse anunciada no jornal a chegada do médico nos Estados Unidos. Ela então iria falar com ele a respeito da operação. Contudo, ela nunca viu o tal anúncio. Numa tarde chuvosa, ela ouviu passadas em frente à porta de sua casa e quando foi olhar quem era, lá estava um homem de aparência engraçada, com um narigão, usando uma capa de chuva e um chapéu ridículo. Ela achou que era um ladrão e gritou: “Dê o fora. Você não pode ficar aqui!”
Ele disse: “Bem, estava chovendo um pouquinho e achei que podia ficar sob a sua porta para fugir da chuva. Ainda tenho de andar algumas quadras descendo a rua”.
Ela disse: “Não quero você perto de minha casa. Dê o fora!”
Então ele se foi.
Ela ficou olhando os jornais, dia após dia, durante duas semanas. Finalmente viu um artigo dizendo que o médico vienense havia passado pelos Estados Unidos e ficara uma semana no hospital da cidade, mas já fora de volta a Viena, não planejando regressar senão daí a três anos. No jornal estava a foto dele. E sabem quem era ele? O homem que havia ficado sob o portal da casa dela.
Escute! Jesus Cristo chegou mais perto de você do que aquele homem e você ainda não Lhe pediu para entrar em sua casa. O médico está em frente à sua porta. Peça ao Senhor para salvar você – AGORA.
Confie nele. Ele pode curar os seus olhos!
Quer saber como ser salvo?
Os que leram este livrete precisam fazer uma escolha. Respeitar e crer no que a Bíblia diz ou rejeitar a Palavra de Deus, como sendo sem importância, ignorando-a. Finalmente, o seu destino é com você mesmo, se você quer ir para o céu ou se deseja ficar perdido em seus pecados e condenado ao inferno.
A questão final é: onde você vai passar a eternidade?
1. Vivendo com Deus, num universo perfeito por toda a eternidade? (Céu)
2. Queimando com Satanás no lago de fogo e enxofre para sempre? (Inferno)
3. Existem apenas duas opções apresentadas na Bíblia e a Bíblia jamais cometeu qualquer erro. Se você deseja viver com Deus, então aceite as Suas condições.
Visto como você, um ser humano, nada pode fazer para se tornar santo, “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” (Tito 3:5), o Senhor está pronto a lhe conceder a justificação. Essa justificação vem por meio de Jesus Cristo, o qual foi até a cruz “ Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21). Jesus Cristo veio para nos livrar do inferno, ao padecer na cruz por nossos pecados. Se você aceitá-Lo como Salvador, então receberá Sua perfeita justiça e santidade e poderá agradar a Deus, tornando-se aceitável diante dEle. Qualquer outra tentativa de ganhar a aceitação de Deus jamais funcionará. “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam” (Atos 17:30).
Isso quer dizer que você deve abandonar a sua velha maneira de pensar e passar a viver e se voltar para Deus. A Bíblia diz: “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:13).
Este é o convite. Nem sua Igreja, nem o batismo, nem as boas obras podem salvá-lo. Você precisa confiar somente em Jesus Cristo. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9). É muito simples. Onde quer que você esteja incline agora sua cabeça e diga esta simples oração:
“Senhor Jesus, sei que sou um pecador, e a não ser que Tu me salves, estarei perdido para sempre. Agora venho a Ti, da melhor maneira que conheço, e Te peço que me salves. Recebo-Te como meu Salvador e em Ti confio para me perdoar e me justificar, e me apresentar sem mácula diante do trono de Deus, no Dia do Julgamento.”
Se você fez esta oração, sem dúvida tomou a maior decisão de sua vida. Não se envergonhe disso. “Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido” (Romanos 10:11). Então, procure uma igreja bíblica e comece a freqüentar os cultos, a fim de crescer “na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo” (2 Pedro 3:18-c). Comece também a ler diariamente a versão autorizada de 1611 da Bíblia King James (no Brasil, Almeida Corrigida e Revisada FIEL). Converse também com Deus através da oração. Deus já o selou com uma nova vida. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17). E você deve vivê-la para Ele.
Traduzido por Mary Schultze
27/12/00
Nenhum comentário:
Postar um comentário